ESTUDANTES DE TURISMO REALIZAM SIMPÓSIO DE CONSULTORIA TURÍSTICA
Segunda Edição do Evento Aconteceu no SEBRAE
Começou como um trabalho da universidade, mas já funciona como uma ferramenta de estímulo ao setor. Trata-se do II Simpósio de Consultoria Turística (CONSULTUR), que nesta edição trabalhou o tema "O setor de Alimentos e Bebidas no Turismo". O evento foi realizado na manhã de hoje no auditório do Sebrae/RN, em Natal.
Compareceram ao evento cerca de 130 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais das diversas áreas relacionadas à gastronomia, hotelaria e turismo. O foco principal da segunda edição do evento foi fortalecer a idéia de que a gastronomia é um importante motivador e possui papel de destaque no setor. No total foram realizadas três palestras, uma delas com Cláudio Freitas, organizador do Festival Gastronômico de Pipa, um dos maiores do Estado. As outras palestras discorreram sobre a parceria entre gastronomia e turismo e sobre a hospitalidade na atividade gastronômica.
A estudante de turismo da UFRN e organizadora do evento, Danielle Botelho, explicou que a gastronomia pode ser grande aliada do turismo, porque as pessoas buscam novos conhecimentos, querem experimentar novos sabores, vivenciar outras culturas e a gastronomia pode ser o motivo principal, ou o inicial para se conhecer determinado local. Uma nova edição do simpósio sobre o mesmo tema já está sendo organizada, porém com uma programação maior. "Esperamos fazer o III Consultur bem maior. Já está prevista a parceria com o Hotel Escola SENAC Barreira Roxa e a realização de oficinas gastronômicas", explicou Danielle.
Com inscrições gratuitas, o evento não tem fins lucrativos. "Nós começamos a realizar o Consultur no início deste ano porque sentimos a carência de iniciativas deste tipo na cidade. A repercussão foi tanta que decidimos dar continuidade", ressaltou Danielle. A jovem revelou ainda que a maioria das pessoas não dá atenção ao setor.
Para Danielle, a carência de atividades e eventos ligados ao setor turístico, reflete nos próprios estudantes. "Atualmente, os formados no curso de turismo não seguem carreira e os estudantes desistem do curso já nos primeiros semestres. Nós precisamos mostrar a estas pessoas que existe mercado e que o setor de turismo tem muito a oferecer", afirmou.
FONTE: Jornal de Hoje, Ano XIII, Nº 3.901, 26 de novembro de 2010.